A informação social no corpo travesti (Belém, Pará): uma análise sob a perspectiva de Erving Goffman

Ciência Da Informação

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ISSN: 1001965
Editor Chefe: Regina Coeli Silva Fernandes
Início Publicação: 31/12/1971
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciência da informação

A informação social no corpo travesti (Belém, Pará): uma análise sob a perspectiva de Erving Goffman

Ano: 2009 | Volume: 39 | Número: 2
Autores: Rubens da Silva Ferreira
Autor Correspondente: Rubens da Silva Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: ciência da informação, informação social, gênero, travestis, belém

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Inspiradas em um ideal de mulher, as travestis investem em uma morfologia híbrida, combinando signos de masculinidade e feminilidade, que acabam por desqualificá-las para a sociedade maior. Partindo da noção de informação social de Goffman, este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura dos corpos dos sujeitos em questão, o que se dá sob uma perspectiva relacional.
O corpus submetido à análise constitui-se do material obtido de pesquisa etnográfica realizada em 2002 e 2003 entre as travestis que se prostituem em Belém, Pará. De modo geral, os corpos das travestis comunicam uma diversidade de informações, as quais falam sobre estigma, desvio, violência e desejo na capital paraense.



Resumo Inglês:

Having in mind a woman ideal, the travesties make use of a hybrid morphology, matching signs of masculinity and femininity, but the result is that they disqualified for a major society. This way, based on the notion of Goffman’s social information, the objective of this paper is to analyze the bodies of the referred individuals, what is carried out according to a relational perspective. The corpus under analysis is the material obtained from an ethnographic research carried out in 2002 and 2003 among travesties, prostituted in Belém, Pará State. In general, the bodies of travesties show forth a diversity of information which conveys stigma, deviation, violence and wish, in the State capital.