Dentre muitas possibilidades abertas pelo modo de organização das e dos artistas em um processo de criação colaborativo, observa-se o desafio de desenvolver uma encenação compartilhando a função de encenadora. O presente trabalho propõe analisar um exercício criativo desenvolvido em componentes curriculares em contexto universitário, problematizando atravessamentos observados em um processo colaborativo dirigido por três encenadoras. Diante de uma encenação compartilhada, são apresentadas considerações sobre o fazer da encenadora destacando as implicações e possibilidades que a função partilhada pode revelar. Como aparato teórico há uma aproximação aos estudos de Fagundes (2009, 2016) e Fischer (2003), dentre outros autores e autoras, para aprofundar as relações sobre aspectos poéticos, éticos e políticos do fazer da encenadora.
Among the many possibilities opened by the way of orga-nizing artists in a collaborative creative process, there is the challenge of developing a staging sharing the director's role. The present work proposes to analyze a creative exercise developed in curricular components in a university context, problematizing crossings observed in a collaborative process directed by three directors. Faced with a shared staging, considerations about the director's actions are presented, highlighting the implica-tions and possibilities that the shared function can reveal. As a theoretical apparatus, there is an approach to the studies of Fagundes (2009, 2016) and Fischer (2003), among other authors, to deepen the relations on poetic, ethical and political aspects of the director's work.