A FEIRA DAS YABÁS E O PROJETO “MUSEU AFRODIGITAL RIO: memória entre gerações nos quintais do samba da Grande Madureira

Outros Tempos Pesquisa Em Foco História

Endereço:
Universidade Estadual do Maranhão, Curso de História, Campus Paulo VI, Bairro Tirirical
São Luís / MA
Site: http://www.outrostempos.uema.br
Telefone: (98) 3245-6141
ISSN: 18088031
Editor Chefe: Marcelo Cheche Galves
Início Publicação: 13/04/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A FEIRA DAS YABÁS E O PROJETO “MUSEU AFRODIGITAL RIO: memória entre gerações nos quintais do samba da Grande Madureira

Ano: 2018 | Volume: 15 | Número: 25
Autores: MARIA ALICE R. GONÇALVES, MAURÍCIO B. DE CASTRO
Autor Correspondente: MARIA ALICE R. GONÇALVES | [email protected]

Palavras-chave: Políticas culturais. Museu Digital. Memória. Samba. Gastronomia. Sociabilidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo refletir sobre memória, samba e políticas culturais a partir dos resultados obtidos com o projeto de pesquisa “Museu Afrodigital Rio: memória entre gerações nos quintais do samba da Grande Madureira” desenvolvido pelo Museu Afrodigital Rio (http://www.museuafrorio.uerj.br/), no período de 2012-2016. Trata-se de um museu digital, conectado em rede nacional com outros museus da mesma natureza, que tem como objetivo a preservação da história e da memória dos afro-brasileiros no estado do Rio de Janeiro. O referido projeto de pesquisa dedicou-se a investigar os rituais e tradições que permeiam os festejos realizados nos quintais das casas das “tias” do samba, das mães de santo, dos jongueiros e das cozinheiras da culinária afrorreligiosa na Grande Madureira, região da cidade do Rio de Janeiro. Esta região concentra um grande número de manifestações e associações de matriz africana. Concluímos que o quintal é espaço de sociabilidade e local privilegiado de convívio e realização de práticas que vão do profano ao religioso, e que, de algum modo, ainda trazem memórias de gerações passadas.



Resumo Inglês:

This article aims to reflect on memory, samba and cultural policies from the results obtained by the research project "Afrodigital Museum Rio: memory among generations in the Grande Madureira’s backyards of samba” developed by the Afrodigital Museum, Rio: (http: /www.museuafrorio.uerj.br/), in the period 2012-2016. It is a digital museum, connected to a national network with other museums of the same nature, whose objective is the preservation of the history and memory of Afro-Brazilians in the state of Rio de Janeiro. This research project was dedicated to investigating the rituals and traditions that permeate the celebrations held in the backyards of the houses of the "aunts" of the samba, of the mothers of saint, of the jongueiros and cooks of the Afroreligious cuisine in Grande Madureira, region of the city of Rio de Janeiro. This region concentrates a great number of manifestations and associations of African matrix. We conclude that the backyard is a space of sociability and a privileged place for living and performing practices that go from the profane to the religious, and that somehow still bring back memories of past generations.



Resumo Espanhol:

En este artículo se pretende reflexionar sobre la memoria, la samba y las políticas culturales a partir de los resultados obtenidos con el proyecto de investigación "Museo Afrodigital Río: memoria entre generaciones en los patios de samba de la Grande Madureira" desarrollado por el Museo Afrodigital Rio (http: /www.museuafrorio.uerj.br/), en el período 2012-2016. Se trata de un museo digital, conectado en red nacional con otros museos de la misma naturaleza, que tiene como objetivo la preservación de la historia y de la memoria de los afrobrasileños en el estado de Rio de Janeiro. El referido proyecto de investigación se dedicó a investigar los rituales y tradiciones que permean los festejos realizados en los patios de las casas de las “tías” de la samba, de las madres de santo, de los jengeros y de las cocineras de la culinaria afroreligiosa en la Grande Madureira, ciudad de Rio de Janeiro. Esta región concentra un gran número de manifestaciones y asociaciones de matriz africana. Concluimos que el patio es espacio de sociabilidad y local privilegiado de convivencia y realización de prácticas que van desde lo profano al religioso, y que, de algún modo, todavía traen memorias de generaciones pasadas.