ETNOGRAFANDO UM CTG (CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS) NA REGIÃO DE CURITIBA: processos de fabricação e espetacularização das tradições
Áltera
ETNOGRAFANDO UM CTG (CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS) NA REGIÃO DE CURITIBA: processos de fabricação e espetacularização das tradições
Autor Correspondente: G. L. Becker | [email protected]
Palavras-chave: tradicionalismo gaúcho, tradição, competições, espetacularização
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Centro de Tradições Gaúchas (CTG) na região de Curitiba, onde se praticam atividades de lazer e esportivas, especialmente de danças, relacionadas ao culto e à valorização do que se entende como tradição gaúcha. A observação das atividades de um dos seus grupos de danças gaúchas sugeriu que as competições artísticas entre os diferentes CTGs impulsionam a produção de espetáculos concomitantemente tradicionais e inovadores. A elaboração de um destes espetáculos revelou um incessante debate no qual novos elementos, qualidades, sentidos e atributos passam a compor as categorias gaúcho e tradicional. Diante disso, proponho uma reflexão sobre como a tradição gaúcha não antecede as práticas, sendo o resultado e o efeito incessante das relações estabelecidas entre muitos atores: pessoas dos diferentes CTGs, instrutores profissionais de dança, instituições reguladoras das competições e diversas coisas como livros, manuais, roupas, instrumentos musicais.
Resumo Inglês:
This article provides some notes resulting from a research made in a “Gaucho Tradition Center” (CTG), situated in region of Curitiba, where are practiced recreational and sport activities, especially dances, related to the worship and appreciation of what is understood as “gaucho tradition”. The observation of the activities of one of its groups of “gaucho dances” suggested that artistic competitions between different CTGs boost the production of shows concomitantly “traditional” and innovative. The preparation of one of these shows revealed an incessant debate in which new elements, qualities, senses and attributes became part of the “gaucho” and “traditional” categories. Therefore, I propose a reflection on how the “gaucho tradition” does not precede the practices, being the result and the relentless effect of the relations established between many actors: members of different CTGs, professional instructors of dance, regulatory institutions of competitions and various things like books, manuals, clothing and musical instruments.