Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos

Diálogo com a Economia Criativa

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ISSN: 2525-2828 
Editor Chefe: Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 6
Autores: Marcus Dohmann
Autor Correspondente: Marcus Dohmann | [email protected]

Palavras-chave: cultura material, objeto, cultura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo aborda o objeto como um registro da complexidade social, onde é possível identificar relações de poder, padrões de pensamento e processos de simbolização, ao mesmo tempo em que hierarquizações sociais e funcionais podem ser percebidas com a intenção de esclarecer e tornar mais compreensíveis as tensões que surgem no cotidiano da vida humana. Não há como contar a história do mundo usando apenas textos. Embora a escrita apresente-se como uma últimas conquistas da humanidade, grande parte dos registros, entre preocupações, crenças e aspirações, foram legados pelos objetos materiais, em uma história contada de forma assimétrica. O entendimento da vida antiga dos artefatos passou a exigir estruturas de perícia da Arqueologia e Antropologia, envolvendo-nos com os objetos de forma generosa e poética, na esperança de alcançar os vislumbres de compreensão que eles nos poderiam oferecer. Na abordagem realizada no presente artigo, podemos ver que trata-se de um processo complexo e incerto no qual os objetos, alcançáveis apenas através de camadas de tradução cultural, precisam ser rigorosamente examinados e imaginados de novo em suas utilizações. Percepções e perguntas fomentam atos de interpretação, entre apropriações imaginativas e poéticas essenciais, para auxiliar o entendimento das histórias usando objetos. Uma história contada por objetos depende por completo da matéria que sobrevive do seu uso, ressaltando que tornam-se documentos não apenas do mundo para o qual foram destinados, mas também para os períodos posteriores que o alteraram. 



Resumo Inglês:

The present article approaches the object as a registry of social complexity, where it is possible to identify relations of power, patterns of thought and processes of symbolization, while the social and functional hierarchies can be perceived with the intention of clarifying and making more understandable the tensions that arise in the human everyday life. There is no way to tell the history of the world using only texts. Although writing presents itself as a last conquest of mankind, most of the records, among concerns, beliefs and aspirations, were bequeathed by material objects in a story counted in an asymmetrical way. The understanding of the ancient life of artifacts began to demand structures of expertise from Archeology and Anthropology engaging us with objects in a generous and poetic way, hoping to attain the glimpses of understanding that they can offer. In the approach adopted in this article, we can see that there is a complex and uncertain process in which objects, attainable only through layers of cultural translation, must be rigorously examined and imagined again in their uses. Perceptions and questions foster acts of interpretation, between imaginative appropriations and essential poetics to aid in the understanding of stories using objects. A story told by objects depends entirely on matter that survives from its use, emphasizing that they become documents not only for the world for which they were intended, but also for later periods that altered it.