Cristianos evangélicos y migraciones: límites entre secularismo y particularismo de pertenencia

Ciencias Sociales y Religión

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ISSN: 1982-2650
Editor Chefe: Ronaldo de Almeida
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Cristianos evangélicos y migraciones: límites entre secularismo y particularismo de pertenencia

Ano: 2020 | Volume: 22 | Número: Não se aplica
Autores: Alves, Rita de Cássia Gonçalo
Autor Correspondente: Rita de Cássia Gonçalo Alves | [email protected]

Palavras-chave: Migración, Evangélicos, Redes

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Brasil tem se tornado um dos países que mais recebem imigrantes nos últi-mos anos e as redes evangélicas têm sido agentes fundamentais na colaboração ao proces-so de imigração. Entretanto, a mediação realizada pelas igrejas junto à burocracia estatal não ocorre na perspectiva da laicidade e da universalidade, onde todos os migrantes ou refugiados de qualquer religião seriam igualmente acolhidos. Cristãos evangélicos são assim agraciados com um privilégio considerável na luta por obtenção de direitos e cida-dania. Neste artigo, busco problematizar essas fronteiras entre universalismo de direitos e o particularismo de pertença ao cristianismo evangélico, com foco nas dinâmicas entre imigração e religião envolvendo a Primeira Igreja Batista de Curitiba, no bairro do Batel, a Organização Mais No Mundo e outras associações evangélicas na cidade de Curitiba, meu universo de análise.



Resumo Inglês:

Brazil has become one of the countries that receive most migrants in the last few years, and evangelical networks have been essential agents on helping the immigra-tion process. However, these support actions are often given on boundaries of a religion’s perspective, where evangelical Christians would be priorized in a milestone of human rights. Mediation between church and state bureaucracy does not happen under a sec-ularism perspective, where every migrant or refugee from any religion is sheltered. In this article, we want to problematize those borders between universalism of rights and belonging particularism to evangelical Christianity, focusing on the dynamics between migration and religion involving Primeira Igreja Batista de Curitiba, in the neighborhood of Batel, Organização Mais no Mundo and other evangelical associations in the city of Curitiba, our universe of analysis.



Resumo Espanhol:

Brasil se ha convertido en uno de los países que recibe más inmigrantes en los últimos años y las redes evangélicas han sido agentes fundamentales en la colaboración con el proceso de inmigración. Sin embargo, la mediación llevada a cabo por las iglesias con la burocracia estatal no ocurre en la perspectiva del secularismo y la universalidad, donde todos los migrantes o refugiados de cualquier religión serían igualmente bienvenidos. Así, los cristianos evangélicos tienen un privilegio considerable en la lucha por obtener los derechos y la ciudadanía. En este artículo, trato de problematizar estos límites entre el universalismo de los derechos y el particularismo de pertenecer al cristianismo evangélico, centrándome en la dinámica entre inmigración y religión que involucra a la Primeira Igreja Batista de Curitiba, en el barrio de Batel, la Organização Mais no Mundo y otras asociaciones evangélicas en la ciudad de Curitiba, mi universo de análisis.