Aproximações entre Certeau, Winnicott e o antropofagismo cultural

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Aproximações entre Certeau, Winnicott e o antropofagismo cultural

Ano: 2016 | Volume: 0 | Número: 36
Autores: Alessandro Melo Bacchini, Alysson Bruno Martins Assunção, Junia de Vilhena, Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt
Autor Correspondente: Alessandro Melo Bacchini | [email protected]

Palavras-chave: música popular brasileira, antropofagismo, bricolagem, tropicalismo, chico césar

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto apresenta uma análise da expressão poética e identitária de elementos ligados à música popular brasileira, a partir de uma reflexão sobre as teorias do Modernismo e suas aproximações com as obras de pensadores como Michel De Certeau e Donald Winnicott. Tal esforço é direcionado a um objeto cultural, “A prosa impúrpura do Caicó”, de autoria de Chico César. A partir da análise de conteúdo, percebeu-se que o compositor utiliza a paródia e o antropofagismo como estratégia político-ideológica de apropriação da cultura dominante e de refuta ao cânone estabelecido, construindo elementos novos que se remetem à apropriação, à bricolagem e aos sentidos do brincar