Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação

Educação (UFSM)

Endereço:
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária - Prédio 16 sala 3263 - Camobi
Santa Maria / RS
97105-900
Site: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
Telefone: (55) 3220-8795
ISSN: 1984-6444
Editor Chefe: Sueli Salva
Início Publicação: 30/04/1970
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Educação

Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação

Ano: 2014 | Volume: 39 | Número: 1
Autores: M. H. M. B. Abrahão
Autor Correspondente: M. H. M. B. Abrahão | [email protected]

Palavras-chave: pesquisa (auto)biográfica, fontes (áudio)visuais, dimensões barthesianas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto explicita a reflexão teórica que fundamenta a utilização de fotografias, videofilmes e filmes em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Após referir pesquisas nas quais utilizamos esse suporte desde 1988, laboramos com dois pares complementares de dimensões teóricas da narratividade de fontes visuais e audiovisuais e seu emprego empírico nessas pesquisas, – Subjetividade/verdade e espaço/tempo. Essas dimensões são trabalhadas, com apoio em Barthes (1984), para propor um esforço interpretativo das referidas fontes na compreensão da essência da fotografia segundo o fotografo e da essência da fotografia segundo o fotografado tramadas à essência da fotografia segundo o pesquisador. Os constructos barthesianos studium e punctum são aplicados à leitura das narrativas do material fotográfico e fílmico de que as pesquisas dispõem, alcançando no material de análise a expressão mais radical do puctum barthesiano: a morte real ou representacional do referente que serve às fotos e filmes. A discussão dessas dimensões para a análise de fontes (áudio)visuais é complementada com apoio de diversos autores.



Resumo Inglês:

The text explicits the reflection that bases the use of pictures, films and videofilms as sources in research on Life Stories and Self-re- ferential Memorials in Teachers’ Education. After refering to the researches in which we use this support since 1988, we work with two complementary pairs of theoretical dimensions of narratives in visual and audiovisual sources and their use in such empirical rese- arch: subjectivity/truth and space/time. These dimensions are worked grounded in Barthes (1984) to propose an interpretative effort of these sources to understand the essence of photography according to the photographer and the essence of photography according to the photographed person concocted to the essence of photography according to the researcher. The Barthesian constructs studium and punctum are applied to reading the narratives of the filmic and pho- tographic material, reaching the more radical expression of the Barthesian puctum: real or representational death of the referent that serves the photos and movies. The discussion of these dimensions for the analysis of (audio) visual sources is complemented with the support of several other authors.