Amazônia virtual no game Brasil Ragnarök online: representações, construção e circulação de sentidos sobre a região

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Amazônia virtual no game Brasil Ragnarök online: representações, construção e circulação de sentidos sobre a região

Ano: 2017 | Volume: 0 | Número: 38
Autores: Luciana Miranda Costa, Bruno Monte de Assis
Autor Correspondente: Luciana Miranda Costa | [email protected]

Palavras-chave: comunicação, amazônia, jogos digitais, ragnarök online.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo analisar representações amazônicas presentes em Brasil Ragnarök Online (BRO), um jogo digital on-line para milhares de participantes simultâneos. Em 2009 foi lançado um conteúdo adicional ao jogo, uma cidade virtual intitulada Brasilis. Trata-se de uma representação do Brasil contendo inúmeros elementos lúdicos, audiovisuais e narrativos que referenciam aspectos culturais, naturais e históricos do país, sobretudo da região amazônica, foco desta pesquisa. Para a análise, foram utilizadas as propostas metodológicas relativas aos games: retórica processual (BOGOST, 2007; 2008); modelo de jogo digital (PINHEIRO, 2007); e hermenêutica dinâmica (TEIXEIRA, 2007). A partir da análise, verificou-se que os sentidos construídos em BRO reforçam estereótipos sobre a Amazônia, de modo a apresentar circularidades com sentidos já existentes e vigentes na sociedade, sobretudo relacionados à exploração e colonização da região. Apesar disso, entende-se que os jogos digitais configuram-se como uma mídia potencial para valorização, resistência e debate acerca da Amazônia.